Tracksource


Desde o início da humanidade o homem teve a preocupação de poder se deslocar e regressar ao ponto de origem com segurança. No início, provavelmente, as pessoas marcavam suas trilhas e usavam pontos significativos na natureza como referências de posição como montanhas, curvas de rios etc. Os primeiros mapas criados incluíam principalmente pontos geográficos e a distância entre eles, e a orientação era dada pelo alinhamento entre dois pontos ou mais pontos de referência, ou em relação ao sol. Lançado em 1978, pelo departamento de defesa dos EUA, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) veio revolucionar os sistemas de navegação até então disponíveis. Inicialmente restrito ao uso militar, o GPS tornou-se totalmente operacional para uso civil apenas em 1996. Vinte e quatro satélites, vinte e quatro horas por dia, transmitem sinais aos receptores com valores de erros de poucos metros ou até centímetros.

Como surgiu o Projeto Tracksource.

Os primeiros receptores de GPS eram bastante simples e não ofereciam suporte a mapas. Os primeiros usuários desse sistema passaram a usar a internet para trocar trilhas e pontos coletados por estes aparelhos, o que motivou Alex Rodrigues a criar, em 1996, o grupo GPSBrasil (http://br.groups.yahoo.com/group/gpsbrasil), que tinha por objetivo fomentar esta troca de informações. Em 1998, Odilon Ferreira Júnior criou o programa GPS Trackmaker, possibilitando que as trilhas gravadas pelo GPS fossem editadas, e assim, os usuários do GPSBrasil passaram a criar um acervo de trilhas e a montar mapas pessoais simplificados.
Após o surgimento dos receptores com suporte a mapas, os mapas do Brasil fornecidos pelos fabricantes, juntamente com os GPS, eram de uma pobreza de detalhes e imprecisão indiscutíveis, o que imediatamente despertou o interesse dos usuários para a possibilidade de desenvolvimento de mapas próprios. Como a maioria desses mapas eram mapas proprietários e criptografados, nada se podia fazer para melhorar sua qualidade.
Em 2002, surgiu o software Mapdekode, de autoria do austríaco Peter, que criava os arquivos para uso no software Mapsource - software para criação, edição e envio de mapas e rotas para GPS da marca Garmin - a partir dos dados editados pelo Trackmaker. Um grupo de usuários do GPSBrasil se uniu com o objetivo de construir os mapas para uso em GPS Garmin. Alex Rodrigues criou o grupo Tracksource (http://br.groups.yahoo.com/group/tracksource), em 01/08/2002, que é considerada a data de nascimento do Projeto Tracksource. O nome Tracksource surgiu da junção  dos nomes dos programas Trackmaker e Mapsource.

Sobre o Tracksource
O Tracksource (http://www.tracksource.org.br) é um projeto colaborativo e voluntário que tem como objetivo criar e distribuir gratuitamente mapas do Brasil para uso em GPS. Formado por uma associação livre de usuários que se organizaram, o TrackSource tem como objetivo produzir mapas detalhados do país.
Informações levantadas pelos usuários são encaminhadas a desenvolvedores que atualizam os mapas e periodicamente os publicam para serem baixados por toda a comunidade. Em constante evolução, hoje o Tracksource é um dos maiores projetos deste gênero no mundo, conta com milhares de colaboradores, centenas de desenvolvedores e produz os melhores, mais completos e atualizados mapas do Brasil para GPS.
Atualmente, produz mapas para uso em GPS da marca Garmin, em Smartphones com software Navitel, em outros navegadores que utilizem softwares compatíveis com estas plataformas, como também mapas para uso no computador, compatíveis com os softwares Mapsource e Trackmaker.
Os mapas cobrem todo o território brasileiro, contêm as principais ligações rodoviárias, e também o mapeamento urbano e rural detalhado em milhares de municípios onde existem desenvolvedores e colaboradores atuantes.
Como o mapeamento é feito por voluntários, a qualidade dos mapas para cada região, cidade ou estado, varia de acordo com o número de desenvolvedores e colaboradores trabalhando na área, com a disponibilidade de tempo e recursos desses voluntários. Colaborando com o projeto, o Amigos do Pedal RN nasceu desse trabalho voluntário e como uma oportunidade de poder compartilhar as aventuras de mapeamento feitas de Mountain Bike pelas trilhas da região e, principalmente, no estado do Rio Grande do Norte.

Comentários