A Modalidade


Como tudo começou. O Mountain Bike surgiu a partir do ciclismo de estrada, quando houve a necessidade de pedalar em estradas de terra, irregulares e montanhas. É uma disciplina do ciclismo que surgiu na Califórnia no final dos anos 70, por um grupo de ciclistas que começaram a se aventurar com suas bikes de Cruisers (de passeio) em descidas em estradas de terra, assim surgindo um novo conceito do esporte.
Os inventores - Os ciclistas Tom Ritchey, Jobst Brandt, Gary Fisher e outros, foram pioneiros do Mountain Bike e para encarar esse novo conceito começaram adaptar suas bicicletas de passeio com equipamentos mais resistentes aos obstáculos impostos pela natureza. Essas adaptações eram realizadas de forma artesanal na garagem dos aventureiros e foi o ponto de paratida para a industrialização de novas máquinas atendendo ao novo público consumidor.

Comercialização - Como eram os primeiros e principais conhecedores dessa nova disciplina, Tom que até então só corria, passou também a criar e desenvolver novas peças para o esporte, e desde então é o principal responsável pelo design do quadros, tipo diamantes, provenientes das bicicletas de estrada. Com a ajuda de Gary Fisher e Charles Kelly criaram a Mountain Biker, primeira empresa a produzir bicicletas específicas para o Mountain Bike.
Desde então, o mercado não parou de crescer e surgiram outras empresas com muitas inovações, aperfeiçoando cada vez mais os seus produtos, elevando cada vez mais o nível de qualidade e assim favorecendo o consumidor e, principalmente, os atletas que dependiam de um ótimo produto para um melhor desempenho profissional.

As disputas - Com o desenvolvimento de novos equipamentos, cresceu muito o números de praticantes. A demanda era grande e então provas começaram a ser organizadas e surgiram outros tipos de especialidades diferentes, à medida que o limite do que se podia fazer com essas bicicletas era desafiado. Há registros que a primeira competição da disciplina, foi um tipo de downhill realizado aos finais de semana em Mount Tamalpais, na Califórnia.
A bicicleta de Mountain Bike tem uma geometria confortável, sendo agradável pedalar e o ciclismo lazer cresceu muito desde então.
O Mountan Bike hoje é dividido em classes e as oficiais reconhecidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo são:
Downhill (DH) e Four Cross (4x); No DH a disputa é individual e o objetivo principal é descer uma encosta, totalmente irregular e desafiadora. É realizado em trilhas, o mais rápido possível. No 4x a largada acontece com 4 participantes em baterias eleiminatórias onde se classificam os dois primeiros de cada bateria até a final com os 4 melhores. Esta especialidade é repleta de ação, pois ocorre em uma pista que agrega elementos do DH com o BMX.
Cross-Country Olímpico (XCO) e Cross-Country Maratona (XCM); Ambos são desenvolvidos numa trilha irregular, mas com suas diferenças, são realizados em percursos de tamanho diferentes. No XCO existe um circuito de 5 a 9 quilômetros e os competidores dão um número de voltas necessaárias para somar o tempo de 1h45 a 2h. A partir de 1996 essa classificação do MTB tornou-se olímpica e estreou nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Na Maratona, o percurso também é realizado em um circuito, porém, esse com pelo menos 60 quilômetros de extensão e no máximo 120 quilômetros.

Texto adaptado de: CBC News - Edição Bimestral - Outubro / Novembro 2010