Dicas Cicloviagem


Aumente sua chance de sucesso. Esteja atento aos seguintes aspectos:
1- Liderança: É importante que o grupo tenha um líder, seja uma pessoa que o grupo escolha ou que surja naturalmente. Via de regra, quem organiza a viagem acaba sendo o líder também.
2- Segurança: A segurança permeia vários aspectos, sendo os principais:
a. Sua bicicleta deve estar revisada, pneus, freios, marchas etc.
b. Necessário ter ferramentas adequadas para troca e reparo de pneu e câmara de ar, uma bomba, ter uma câmara sobressalente, um “power link”é sempre muito útil (trata-se de um elo de corrente especial utilizado para facilitar a instalação e retirada da corrente da bicicleta).
c. Se for usar, a escolha de um bom bagageiro para a sua bike é importante. Verifique a qualidade de acordo com o peso que deverá suportar.
d. Você é o responsável por sua própria segurança, portanto, mesmo que o terreno seja propício, não fique tentado à prática de altas velocidades e/ou manobras mais arriscadas. A cicloviagem é para curtir a paisagem, os amigos, o passeio. O nome já diz, é passeio e não competição.
e. Consciência de Grupo: Fundamental para a sua segurança e do próprio grupo manter uma distância máxima onde seja possível ter visão do seu parceiro da frente ou de trás. Nunca se aparte do grupo, por isso a distância máxima precisa ser estabelecida e respeitada. Atenção: se um membro ficar para trás por mais de 1 minuto, um ou dois membros do grupo devem voltar no percurso para eventual apoio, em especial quem possua ferramentas e experiência em caso de acidentes. O restante do grupo deverá aguardar.
f. Conhecer: É importante para a segurança que todos estejam cientes das dificuldades de qualquer trilha. Mesmo com o uso de equipamento GPS, os participantes devem estar próximos para garantir que o grupo não se perca. Ciclo viagem não é pedal exploratório.
3- Itens de primeiros socorros e alguns outros: Julgue o necessário a ser levado. Lembre-se do que será importante para seu uso.
4- Sua bagagem: Seja econômico com sua bagagem levando apenas o necessário. Quanto mais longa a viagem, pior será o efeito Tempo x Peso. Quanto maior a duração do percurso maior será a sensação de peso.
a. Quanto às roupas: leve o estritamente necessário. A sua roupa para pedalar, se possível que seja uma só, lave a noite para usar no dia seguinte. Leve uma troca de roupa para usar quando chegar ao destino depois do pedal. Não leve nada que faça volume. Leve roupas fáceis de serem empacotadas, que sequem rápido, feitas em dryfit ou outro material.
b. Recomendo que coloque suas roupas em sacos plásticos do tipo zip lock, este tipo de embalagem é ótimo, além de muito prático. O plástico é importante para proteger a sua roupa da água. Se chover durante o percurso, a sua roupa vai molhar muito e o plástico evitará que sua roupa se molhe.
c. Fique atento à relação Distância x Dificuldade da trilha: O ideal é que quanto mais longo o percurso, menos desgastante seja. Percursos muitos longos com trilhas de muita dificuldade aumentam as chances de “baixas e desistências de integrantes do grupo”, como de acidentes e quebra de equipamentos.
 
5- Nível de experiência e preparo físico dos integrantes do grupo: O ideal é que todos tenham níveis similares de preparo físico e experiência para a ciclo viagem definida. Caso isto não seja possível, é fundamental lembrar-se que a velocidade e o tempo para percorrer a trilha devem ter sido estabelecidos previamente. Ninguém deve ser deixado para trás ou ser forçado a fazer um esforço físico maior que sua capacidade. Caso isso ocorra, percursos alternativos deverão ser sugeridos para localidades mais próximas, onde o integrante do grupo possa encontrar alternativas para a conclusão do percurso.
6- Hidratação e alimentação: Levar líquidos e alimentos adequados e em quantidade suficiente para o percurso do dia. Comidas leves e ricas em proteínas e carboidratos são as mais indicadas. Reabasteça seus alimentos e líquidos nos locais de parada. Não conte com a sorte, nem sempre haverá fontes de água disponíveis pelo percurso.  A hidratação é fundamental, a perda de 5% do liquido do seu corpo pode representar uma queda em 70% de seu desempenho. Repositores eletrolíticos ajudam a repor o potássio, evitando possíveis câimbras.
7- Planejamento: Por mais experiente que o grupo possa ser, o planejamento é muito importante para o sucesso da viagem. O tipo de planejamento para uma ciclo viagem é operacional, pois o enfoque deve ser dado nas atividades e tudo o que for necessário para que a viagem aconteça com o mínimo impacto devido a imprevistos. Planejar e organizar a viagem com o máximo de detalhe possível, nunca será em demasia, pois imprevistos acontecem e se você se preparar para o pior cenário, certamente estará preparado caso tenha algum evento desagradável.
8- Respeito: Respeitar horários, ritmo da viagem, e tudo o que foi planejado e acordado entre o grupo é fundamental. O consenso deve prevalecer e acima de sua vontade está a vontade do grupo. Respeito, solidariedade e companheirismo devem ser a tônica do grupo. Portanto, pense enquanto grupo, deixando de focar apenas em suas questões pessoais.
9- Transporte das bicicletas: Caso na ciclo viagem ou mesmo em parte da dela, seja necessário o transporte da sua bicicleta em ônibus, certifique-se antecipadamente com as companhias a possibilidade e os custos envolvidos para transportar a sua bicicleta. Algumas companhias de ônibus permitem o transporte e outras não, mesmo existindo legislação favorável ao transporte.
10- Documentar a viagem: Leve sua máquina fotográfica. Verifique seus equipamentos antes da viagem, se baterias estão carregadas, se as memórias terão espaço suficiente. 

Lembre-se:  Seja cordial e educado com as pessoas do local; Deseje bom dia, boa tarde, boa noite!; Lembre-se de, se abrir, fechar porteiras, cancelas e colchetes que encontrar; Interfira da menor maneira possível no meio-ambiente, mantenha-o da forma que o encontrou; Não jogue seu lixo em qualquer lugar, guarde consigo até encontrar algum lugar que possa descartá-lo; Leve apenas recordações e deixe boas lembranças para aqueles que ficaram

Texto adaptado de: Dicas para cicloviagem. Disponível em: http://ciclofemini.com.br