A Corrente

Os elos da corrente de uma bicicleta têm aproximadamente 1/2 polegada de comprimento de um rebite ao outro. Se você medir uma corrente nova com uma régua, os rebites devem todos estar alinhados com 1/2 polegada de intervalo. Com o uso, as correntes se laceiam e os rebites perdem esse alinhamento regular.
A corrente não laceia de verdade - a parte interna da corrente se desgasta com o uso, resultando em partes com mais desgaste e um alongamento do comprimento da corrente. Para se medir o desgaste da corrente deve-se alinhar com uma régua. Os elos tem 1/2 polegada de comprimento, a medida de rebite a rebite deve ser em intervalo de 1/2 polegada.


Não é necessário remover a corrente para medi-la - basta colocar a régua alinhada com uma parte reta da corrente e medir os intervalos dos rebites. Se você vi um desgaste maior do que 1/16 polegadas em um segmento de 6 polegadas, é aconselhável substituir a corrente. Existem também ferramentas específicas para medir o desgaste das correntes, que determina rapidamente se a corrente está desgastada.
Chave para medir desgaste da corrente

Por que devo trocar a corrente?

O desgaste das correntes é particularmente importante para bicicletas com passador traseiro. Desgaste excessivo resulta em troca de marchas de má qualidade e corrente desgastada aumenta o desgaste das engrenagens, o que deixa a troca ainda pior e danifica o equipamento.
Em bicicletas sem marcha, roda fixa e cubo de marchas, o desgaste da corrente pode ser ignorado por um tempo maior. Em primeiro lugar, você pode usar correntes mais grossas e mais baratas. A performance dos passadores traseiros não é um problema. Quando os dentes da engrenagem começam a ficar com aparência afinada, aí já passou da hora de trocar sua corrente e engrenagem. Portanto, o acompanhamento do desgaste é fundamental para o aumento da vida útil do equipamento.


Este artigo foi adaptado do originalmente em inglês no blog Commute by Bike.