De Natal ao Brejo Paraibano! (2016)

Inauguramos nessa Ciclo Viagem uma nova forma de realizar uma ciclo viagem em três dias. Até então, sempre fizemos percursos que iam de um ponto ao outro, ou seja, saímos de uma cidade até outra no primeiro dia e assim sucessivamente... Dessa vez, saímos de Natal/RN até Bananeiras/PB no primeiro dia, de Bananeiras/PB até Areia/PB no segundo dia e no terceiro dia, em Areia, fizemos um percurso na região para conhecermos ainda melhor o Brejo Paraibano.

Realizamos nos dias 18, 19 e 20 de Novembro nossa ciclo viagem de fim de ano... É como se fosse o fechamento de nossas aventuras, pois essa era a nossa última e escolhi esse percurso para fecharmos com "Chave de Ouro" 2016....

1º dia - Natal a Bananeiras (150 KM)
Nunca tínhamos feito esse percurso. Pela primeira vez sairíamos de Natal sentido Bananeiras em um único dia. Sempre fazíamos Natal - Araruna na paraíba em um dia. Depois é que passávamos por Bananeiras ou Solânea, cidades vizinhas, já no segundo dia das ciclo viagens.
Fiz alguns reconhecimentos antes... e o melhor caminho a seguir era sentido Nova Cruz/RN e assim fizemos.... Saímos antes do sol nascer e resolvi que pedalaríamos pela BR 101 até depois da cidade de São José do Mipibu, para então seguirmos por estradas de terra que nos levariam à Malhadinho, distrito de Espírito Santo, aos 58 KM pedalados.
Estradas de terra após trecho na BR 101

Próximos à Malhadinho - Espírito Santo/RN

Localidade de Malhadinho (parada para um lanche!)
Tínhamos saído muito cedo e essa parada em Malhadinho foi estratégica.... Afinal, foi como se estivéssemos tomando café da manhã, literalmente... Fomos recebidos com um banquete oferecido em uma mercearia da localidade. Depois dessa breve parada, seguimos sentido a cidade de Várzea, cerca de 20 KM de Malhadinho, passando por Jundiá.
Próximos à Várzea/RN
Com 78 KM pedalados estávamos em Várzea. Tinha programado uma parada de trinta minutos nessa cidade. Chegamos por volta das nove e meia da manhã. Após reabastecidos, seguimos para Nova Cruz, cidade escolhida para nosso almoço. Por causa do clima seco e quente que predominava na região durante esse primeiro dia, resolvi que pararíamos por volta das onze horas da manhã para almoçar. Era melhor "fugir" do calor do meio dia... E assim fizemos. Pedalamos 18 KM por uma boa estrada de terra até Nova Cruz e conseguimos chegar no horário programado.
Estrada de terra entre Várzea/RN e Nova Cruz/RN

Clima seco e quente em 18 KM pedalados entre Várzea e Nova Cruz
Como chegamos cedo ao local do almoço, o combinado era que saíssemos cedo também. E a uma hora e meia da tarde saímos de Nova Cruz para agora chegar ao estado da Paraíba. Dois quilômetros e meio depois... estávamos em terras paraibanas. 
Nova Cruz/RN

A saída de Nova Cruz foi por uma estrada de terra sentido Braguinha, povoado de Tacima/PB. Estrada de terra larga, mas com o vento contra o tempo todo e com muitas pedras soltas...  Foram quase 10 KM trepidando em cima das bicicletas, mesmo quem estava com bicicletas full suspension reclamavam do trecho, mas é assim mesmo, não tinha jeito de chegar a Cachoeirinha, às margens da PB 073 sem passar por esse trecho. Paramos em Cachoeirinha, pois dali em diante não teríamos mais pontos de apoio e agora era somente subir, subir, subir... até Bananeiras. 
Pedalamos 11 KM para "aquecer" as pernas e depois eram 20 KM somente de subidas até nosso destino final. Apesar da região seca, devido à falta das chuvas o visual era belíssimo e ao longe se via a cadeia de montanhas que iríamos enfrentar...

Região seca. Ao longe a cadeia de montanhas
Após esses 11 KM somente subidas nos aguardavam, daquelas que a perna incha e que parecem que não vão acabar... Subimos muito até o ponto em que vemos a cidade de Belém/PB, lá embaixo... pequena, bem pequenininha!
É incrível como tudo conseguido através de muito esforço nos deixa realizados. Nossa turma tem isso no DNA e era incrível como todos estavam satisfeitos em pedalar naquele trecho da ciclo viagem e a recompensa era vista lá de cima.
Belíssima região em Bananeiras/PB


subir...subir...subir...
Por volta das cinco e meia da tarde chegamos ao nosso local de descanso em Bananeiras... Tudo saiu como o previsto e agora era descansar após 150 KM pedalados entre Natal e Bananeiras. 

Altimetria percurso Natal/RN a Bananeiras/PB

2º Dia - Bananeiras a Areia (74 KM)
Bananeiras amanheceu com céu nublado. É impressionante que independente do período do ano a cidade amanhece meio preguiçosa.... Mas para nós, não era dia de descanso e sim de 74 KM de um percurso montanhoso pela frente e logo o sol apareceu.
Amanhecer em Bananeiras/PB
Saímos mais tarde do que tinha previsto. Por volta das oito e cinquenta da manhã. Seguimos sentido à cidade de Pilõezinhos, cerca de 30 KM do local da pernoite na cidade. Nenhuma parada programada, a não ser para fotos em locais especiais como no Túnel da Viração. Em 1922 o túnel já estava pronto, sem trilhos. Em 1925 foi aberto junto com o trecho até a estação de Bananeiras, que acabou sendo o ponto final do ramal, que deveria seguir até a cidade de Picuí/PB.
Túnel Garganta da Viração - Bananeiras/PB
Rápida parada e descemos até o povoado Maia, ainda em Bananeiras. De lá, seguimos para a barragem da cidade de Pirpirituba/PB. Até chegar a barragem, pedalamos por uma estrada de terra que ainda permanecem sinais do que era há tão pouco tempo uma estrada de ferro. Fendas nas rochas e paredões de argila e pedra no percurso, o que nos deixavam como testemunhas oculares de um passado não tão distante de que ali passavam trens e suas locomotivas.
Antiga estrada de ferro próxima à barragem de Pirpirituba/PB.
Contornamos a barragem por quase 2 KM de um single track, daqueles que só passam um ciclista por vez... Belo trecho e digno de muitos elogios dos participantes que ainda não conheciam esse lugar.
Barragem de Pirpirituba/PB
Single Track - Barragem de Pirpirituba/PB


Chegamos na cidade de Pilõezinhos às dez e cinquenta da manhã. Calor, sol forte e parada de trinta minutos para sairmos sentido Pilões, local onde almoçaríamos. De Pilõezinhos até Pilões era o trecho de maior ganho em altimetria em toda a ciclo viagem. Era o desafio do Rei da Montanha. Pedalamos por uma estrada de terra de aproximadamente 6,5 KM, com 350 metros acumulados de subida somente nesse trecho. Tinha marcado no GPS esse ponto mais alto, e chegar lá pedalando foi um desafio em tanto.
Ponto final do maior ganho em altimetria de toda ciclo viagem

Desafio do Rei da Montanha - 6,5 KM com 350 metros acumulados
Agora era descer 7 KM até a cidade de Pilões. Antes, uma parada para um foto na Igreja Matriz da cidade. Belo local  para se fazer um registro.
7 KM de descidas até a cidade de Pilões/PB
Igreja Matriz em Pilões/PB
Chegamos por volta de uma hora da tarde em Pilões. Bem depois do que tinha programado, mas justificado pela demora na saída em Bananeiras. Mas agora era administrar o tempo e repousar o tempo necessário para os 30 KM finais até a cidade de Areia. Esse trecho final após sairmos de Pilões não é fácil... São muitas subidas longas e desafiantes. Espera-se que aquela que você conseguiu subir com muita dificuldade seja a última, mas sempre vem outra que testa suas forças e lhe provoca a superar seus limites. Trecho duro sim... mas com belas paisagens, muita vegetação e maravilhas como o Engenho Baixa Verde em Serraria/PB.
Engenho Baixa Verde - Serraria/PB
Até o Engenho Baixa Verde foi moleza, trecho plano, depois são 13 KM só de subidas intermináveis até a Chã de Santo Antônio, povoado de Areia, onde lá de cima se avista a barragem Saulo Maia que atende a cidade de Areia. Local de parada obrigatória para fotos e contemplar toda aquela beleza.

Subidas Intermináveis

Chã de Santo Antônio - Areia/PB

Barragem Saulo Maia ao fundo - Areia/PB
Após a parada para fotos da Barragem Saulo Maia, descemos pelo Engenho Ipoeira para mais 12 Km de subidas e descidas até chegarmos ao Distrito de Mata Limpa cerca de 5 KM do fim desse segundo dia de ciclo viagem.

Descida ao Engenho Ipoeira - Areia/PB
Chegamos à cidade de Areia às cinco e meia da tarde, ainda com sol. Agora era seguir para pousada, comemorar mais um dia de ciclo viagem e se preparar para o terceiro e último dia...


Altimetria Bananeiras/PB - Areia/PB

3º dia - Mata do Pau Ferro - Areia/PB (20 KM)
Após uma comemoração merecida à noite, afinal, tínhamos tido dois dias intensos de pedal desde que saímos de Natal na sexta-feira, mas ainda tínhamos um compromisso marcado para o domingo e queríamos curtir um pouco mais da região do Brejo Paraibano. Em outras oportunidades, seguíamos nesse terceiro dia de ciclo viagem para Campina Grande/PB. O que não fizemos nessa edição. O que pretendíamos era conhecer a Mata do Pau Ferro.
Comemoração aos dois dias de pedal - Areia/PB
A Reserva Florestal da  Mata do Pau Ferro constitui-se como uma das últimas remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste, representando apenas 1% de mata de brejo de altitude que ainda resta no Estado da Paraíba. Assim, saímos já depois das nove horas da manhã para conhecermos esse lugar que realmente encanta. Apenas 5,5 KM depois que saímos da pousada já estávamos dentro da mata. 
Estrada de terra antes de chegarmos à Mata do Pau Ferro - Areia/PB


Pedalamos por 5 KM dentro da mata. Trecho de mata fechada que somente em alguns pontos apareciam clareiras. Alguns trechos planos, outros em descidas ou em subidas, mas sempre acompanhados de uma vegetação exuberante e que deixava claro para todos nós que a escolha em conhecer a Mata do Pau Ferro tinha sido acertada. Descemos até chegarmos a Barragem do Guarim, incrivelmente seca devido há faltas de chuva na região.
Mata do Pau Ferro - Areia/PB
Vegetação densa de Mata Atlântica - Mata do Pau Ferro - Areia/PB



Barragem do Guarim - Areia/PB
Tínhamos praticamente só descido... Agora era hora de subirmos 4,5 KM por estradas de terra até chegarmos à PB-079, quase em frente ao Centro de Ciências Agrárias da UFPB em Areia. 
Trecho de 4,5 KM de subidas até à PB-079
Apenas 3 KM do Centro Universitário até a pousada para, enfim, considerarmos finalizada mais uma ciclo viagem. Mais uma idealizada com muito carinho e partilhada por um grupo de amigos que têm paixão pela aventura. 
Agradecimento à todos pela confiança e companheirismo e em especial à nossa Equipe de Apoio, que sem sua colaboração e empenho certamente uma ciclo viagem desse porte seria muito mais desgastante. 
Um grande abraço a todos e até a próxima....

Altimetria percurso Mata do Pau Ferro - Areia/PB

CICLO VIAGEM NATAL - AREIA 2016.

TOTAL KM: 248,32 KM
TOTAL ACUMULADO SUBIDA: 3.847 metros.

PARTICIPANTES:

EWERTON, SHEYLA, PAULINHO, RICARDO, DÉCIO, LINO, KELLEN, DUDU, JOÃO PAULO, ANDRÉ, LEIDSON, FRAIFER, ALESSANDRO, GIAN, ANTÔNIO MARCOS, NOGUEIRA E HENRIQUE.

APOIO: JUAREZ / BELLA

AGRADECIMENTOS:

D. APARECIDA - Povoado de Malhadinho - Espírito Santo/RN
RESTAURANTE SABOR CASEIRO - Nova Cruz/RN
SERRA GOLFE HOTEL - Bananeiras/PB
POUSADA VILLA REAL - Areia/PB
NATAL VANS

Comentários