Ciclo Viagem Natal - Caicó 2014

Pelo terceiro ano consecutivo estávamos reunidos para mais uma ciclo viagem de Natal até Caicó. Fazemos em três dias, com um acumulado de 300 KM de muitas estradas de terra e trilhas da capital potiguar à região do Seridó.
1º dia - Trecho Natal - Santa Cruz (130KM)
Um ano passa rápido e lá estávamos prontos mais uma vez para a terceira edição da ciclo viagem Natal a Caicó por trilhas. Alguns componentes do ano anterior não puderam participar, outros apareceram e novos horizontes surgem a cada ciclo viagem realizada e concluída. 
Saímos um pouco depois do previsto do local de partida. Como acontece anualmente, chovia...mas uma chuva fraca e que logo após cruzarmos a cidade de Parnamirim já não nos acompanhava.

Estrada de terra entre Parnamirim/RN e Cana Brava/RN
Estradão de terra à frente até Cana Brava, distrito de Macaíba. Deste ponto pedalamos pela RN 315 até a cidade de Traíras, local de nossa primeira parada. 
RN 315
Entre Traíras e a RN 120, que liga as cidade de Boa Saúde - Serra Caiada, quase sempre pegamos um trecho com lama. Neste ano passamos por pequenos trechos e em muitos pontos dava para pedalar pela lateral da estrada. Muito verde no caminho e uma parada para uma e de várias fotos "oficiais" nesse primeiro dia.
Trecho com alguns pontos de lama no percurso
Foto Oficial
Apesar de não termos saído de Natal no horário previsto, chegamos à Serra Caiada como o programado e partimos para a cidade de Tangará, onde almoçamos.
Serra que dá nome a cidade de Serra Caiada/RN
Chegamos a Tangará antes do meio dia. Almoçamos na cidade e fomos até o local programado para um bom descanso e muita conversa até retornarmos ao pedal.
Muitos "causos" durante o horário de descanso até o retorno.
Tangará/RN
Saímos de Tangará e cruzamos a Agrovila Mata Fome, um dos muitos assentamentos rurais que cruzamos durante toda a ciclo viagem. Depois de cruzarmos a RN 093, que liga Tangará a cidade de Sítio Novo tudo muda. O que era plano e com estradas de terra com pouca areia se torna acidentado e com estradas de terra piçarradas. Considero esse trecho o melhor do primeiro dia deste ponto em diante. É tudo muito verde, com belas paisagens e praticamente um tobogã nos espera até avistarmos a imagem de Santa Rita de Cassia pela primeira vez.

Excelentes estradas de terra e belas paisagens
Imagem de Santa Rita de Cássia ao longe.
Chegamos a cidade de Santa Cruz por volta das quatro e meia da tarde. Tudo ocorreu como o planejado, agora era descansar na pousada e nos prepararmos para os 100 KM do dia seguinte entre Santa Cruz e Acari.
Santa Cruz/RN
2º dia - Trecho Santa Cruz - Acari (100KM)
Dia 19 de Julho amanheceu nublado, frio e com chuva fina em Santa Cruz. Acordamos muito cedo e às cinco horas da manhã já estávamos tomando café. Iniciamos o pedal e nada do sol aparecer, e mais... o GPS marcava 22ºC, o que deixava nosso integrante estrangeiro satisfeito e se sentindo em casa. 
Tempo nublado e chuvoso
De Santa Cruz até a Cidade de Campo Redondo, local de nossa primeira parada, são apenas 26 KM, mas que precisamos de aproximadamente três horas para chegar. Ótimo trecho, belo visual das montanhas, muito verde e longas subidas que, logicamente, tem que fazer força para vencê-las. No alto, a imagem lá de cima compensa todo o esforço.
Longas subidas
Belo visual em cima da serra - Campo Redondo/RN
Depois da parada em Campo Redondo partimos para mais 30 KM até a cidade de Povoado Cruz, local onde almoçamos. Qualquer percurso que se faça novamente, pelo mesmo trajeto, sempre tem algo diferente do anterior. Essa é a terceira vez consecutiva que fazemos esse trecho e pela primeira vez o sol escaldante e o calor infernal deram lugar a um clima agradabilíssimo para pedalar: chuva fina sem enlamear o terreno, temperatura "européia" e  belas paisagens nos acompanharam até a chegada a cidade de Povoado Cruz.

Depois de Povoado Cruz a chuva não marcou presença... parece que nos acompanhou apenas no trecho mais difícil desse segundo dia. Alimentados...continuamos para os 44 KM restantes até a cidade de Acari. Antes, mais uns 12 KM de estradas de terra até a BR 226 um pouco antes de Currais Novos.
Sem presença de chuvas no trecho entre Povoado Cruz e Currais Novos
Próximos à BR 226 - Currais Novos/RN
Chegamos a Acari por volta das cinco horas da tarde. Seguimos para a pousada...banho revigorante, um excelente jantar na cidade e descansar para o terceiro e último dia...

3º dia - Trecho entre Acari e Caicó (72 KM)
Nada de tempo nublado, chuva fina, etc... Acari estava com céu azul e poucas nuvens. Saímos às sete horas da pousada e resolvemos pedalar os 70 KM, até o ponto de encontro em Caicó, sem paradas. Seguimos pela BR 427,  passando por Jardim do Seridó. 
O asfalto não é nossa prioridade, aliás...evitamos ao máximo pedalar por rodovias, mas não tem como participar da entrada na cidade junto com os outros ciclistas, pelo horário combinado, sem fazer uso desse trajeto. O jeito é apreciar a paisagem e valorizar o que ao longe se vê, como a Pedra Rajada e as Serras que se vêem ao longe no entorno de Caicó.
Acari/RN
Pedra da Rajada -  Acari/RN

Chegamos no horário previsto e após a confraternização com os que participaram da ciclo viagem por asfalto, nos reunimos para entrarmos em um único grupo na cidade.

Entrada na cidade de Caicó/RN
Finalizamos a ciclo viagem em frente à Catedral de Santana. Pausa para uma foto, agradecimentos e despedidas.
Arco do Triunfo - Caicó/RN
Sempre é muito bom terminar uma ciclo viagem sem incidentes. Nessa, chegamos todos muito bem, felizes e satisfeitos com a aventura. Mas, é chegada a hora de buscar novos percursos para ciclo viagens de três dias e, talvez, essa tenha sido a última ciclo viagem que fizemos de Natal até Caicó nos moldes atuais.

AGRADECIMENTOS:
Agradecimento à todos pela companhia e principalmente pela confiança depositada. Agradecimento aos quatro paraibanos que nos acompanharam (Edmilson, Takeda, André e Dudu) e, principalmente, ao meu amigo Erik Wolla, o norueguês mais brasileiro que deva existir. Um grande abraço e até a próxima aventura sobre duas rodas...

PARTICIPANTES:
Ewerton, Sheyla, Allan, Eduardo Lino, Gustavo Jansen, Daril, Erik Wolla, André Luiz, José Décio, Emil Takeda, Edmilson, André e Dudu.

APOIO:
Gustavo Mendonça (GUGA)

PERCURSOS:

Natal - Santa Cruz (18/07/2014) - 130 KM


 Santa Cruz - Acari (19/07/2014) 100 KM


Acari - Caicó (20/07/2014) 72 KM


POUSADAS:
Pousada Nova Aliança - Santa Cruz/RN
(84) 3291 4464

Pousada das Cordilheiras - Acari/RN
(84) 9970 3463 (TIM)







Comentários

  1. É muito gratificante quando cumprimos uma missão com sucesso. Vocês estão todos de parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário