Trilha Tupi

Sempre em busca de novos percursos e novas trilhas, estávamos juntos em Abril para fazermos uma trilha saindo de Natal/RN até Goianinha/RN. Percurso novo e por uma região que teve que ser explorada, antes de nos aventurarmos até o nosso destino final.
Nos dois finais de semana que antecederam a trilha, pedalei pela região de São José do Mipibu, Arês e Goianinha procurando o melhor percurso. Como íamos pedalar pela região de canaviais, era necessário encontrar o melhor trecho. Afinal, estradas de terra em canaviais nem sempre permanecem em boas condições de rolagem por  um longo espaço de tempo. O que antes era uma excelente estrada de terra, hoje pode ser canavial ou até mesmo uma estrada de terra com muita areia.
Saímos de Natal pontualmente às seis horas da manhã com destino ao Restaurante Tupi, no município de Goianinha/RN. O restaurante fica a aproximadamente 10 KM depois da cidade de Goianinha, em meio à uma bela vegetação e a 600 metros da BR 101. Desafio lançado, destino traçado, fomos: Eu, Sheyla, Mulatinho, Maurício, Nogueira, João Dantas, André, Luciano, Abel, Daril, Henrique, Luiz Henrique, Armando, Hugo, Patuf, Humberto, Sérgio Rapanelli e Jadson. De Natal seguimos para Parnamirim. Todo o percurso foi planejado por estradas de terra e trilhas pelo lado direito da BR (sentido Natal - Goianinha). Assim que cruzamos por Parnamirim começavam as estradas de terra, passando por Mendes (Localidade de S. J. de Mipibu) até a cidade de Monte Alegre, nossa primeira parada.
Próximos à Mendes - S. J. de Mipibu/RN
Cidade de Monte Alegre/RN
Com 30 KM pedalados, rápida parada na cidade de Monte Alegre para repor água e partimos para a região dos canaviais em Arês/RN. Pedalamos por uma excelente estrada de terra entre Monte Alegre e Manimbu (Localidade de S. J. de Mipibu). Trecho rápido, estrada larga, com umas boas subidas e belo visual.
Trecho com boas subidas
De Manimbu em diante era região de canaviais e foco de minhas incursões antecipadas na busca do melhor trajeto. Logo de cara uma longa subida, motivo de muitos comentários ao chegar em seu final. Para alguns, motivo de alegria, outros, preocupação... Apesar de parecer uma região plana, entre Manimbu e Goianinha existe uma topografia mais acidentada e essa seria a primeira de quatro longas subidas.
Primeira longa subida do percurso
Agora estávamos entre canaviais. Muito verde em volta e belas paisagens. De Manimbu, seguimos para a localidade de Urucará - Arês/RN, passando por uma pista de pouso para pequenas aeronaves e pela bela represa de Urucará, parada para foto obrigatória.
Região de Canaviais - S. J. de Mipibu/RN
Pista de pouso - Arês/RN
Barragem em Urucará - Arês/RN
Segunda parada aos 55 KM na pequena localidade. Desse ponto em diante somente em Goianinha é que encontraríamos algum ponto de apoio. Resolvemos então nos abastecer e seguir.
Localidade de Urucará - Arês/RN
Passamos pelas localidades de Rio do Meio, Nascência, Primeiro Rio, todas pertencentes ao município de Arês. Nosso objetivo era passar pela mata do açude limoal. Trecho de 1,3 KM, o single track da mata era um velho conhecido e que há muito tempo não passava. Depois de alguma dificuldade em encontrar sua entrada, já um pouco fechada pela mata nativa, lá dentro era se deliciar e aproveitar o trecho. Muitos não conheciam ou, assim como eu, já há algum tempo não pedalava pelo local.
Estradões de terra entre os canaviais
Single Track mata do açude limoal - Arês/RN
Saída do single track da mata - Acude Limoal/RN
Depois do single track, estradão de terra até Goianinha. Antes de chegarmos à cidade, era necessário cruzar o Rio Jacu, um dos muitos rios e riachos da região que desembocam na Lagoa de Guaraíras.
Estradas de terra até Goianinha/RN
Rio Jacu 
Chegamos em Goianinha já depois do meio dia. Éramos um grupo grande e a finalidade da trilha era de confraternização. Portanto, o foco era a conversa, um bom papo... Assim, decidimos que de Goianinha até o restaurante iríamos pela BR 101. Tinha planejado chegar ao restaurante por estradas de terra e trilhas, mas aquela altura e com sol à pino, fazer o percurso por trilhas iria aumentar muito o tempo e o desgaste até chegarmos ao nosso destino.
Chegando em Goianinha/RN
Goianinha/RN
Chegamos ao Restaurante Tupi com 82 KM pedalados, já por volta da uma hora da tarde. Fomos muito bem recebidos pelos proprietários do restaurante e prontamente todos estavam acomodados. 
Placa indicativa à margem da BR 101 sentido Goianinha/RN - Canguaretama/RN
Restaurante Tupi
Ótima Comida - Restaurante Tupi - Goianinha/RN
Rapidamente com pratos e talheres em mãos, partimos para o self service como crianças partem ao parque de diversões. Agora era conversar, curtir o ambiente e a bela trilha que fizemos e combinarmos qual será a próxima...

Grande abraço e boas pedaladas....

RESTAURANTE TUPI
Fazenda Pituba, s/n - Zona Rural - BR 101 - Goianinha / RN
Fone: (84) 9933.6866



Comentários

Postar um comentário