Levantamento Traíras - Macaíba/RN

Muito bom poder voltar a fazer o que gostamos, o que nos dá prazer. E voltar a pedalar com colaborações ao projeto tracksource então... é uma grande satisfação. Um olhadinha rápida no mapa do projeto e já estávamos com destino escolhido. 
Escolhemos a região da cidade de Traíras, distrito do município de Macaíba/RN, por tratar-se de uma área pouco detalhada no mapa e pela proximidade com a capital potiguar. Resolvemos sair de Parnamirim/RN, cidade a cerca de 15 KM de Natal.
Do local escolhido para nos encontrarmos em Parnamirim, saímos às sete horas da manhã com destino ao lugarejo de Papagaio, distrito de Vera Cruz/RN. De pronto identifiquei que o que hoje é uma larga estrada calçada, com escola, várias casas, mercearias...etc, no mapa, ainda constava como estrada de terra, sem detalhamento algum. Aproveitei a oportunidade e atualizei as informações para o projeto.

Papagaio - distrito de Vera Cruz/RN
Fizemos uma rápida parada em Papagaio no Mercadinho Santa Teresinha. Fomos muito bem recebidos pelos proprietários do local. Reabastecidos... seguimos para a região de Traíras. Pedalamos cerca de 10 KM por uma boa estrada de terra, até chegarmos à região que tinha escolhido para iniciarmos o mapeamento.
Ao final desse trecho nos deparamos com uma estrada de terra que, embora constando no mapa do projeto tracksource, estava destivada. Já tinha visualizado a região no Google Earth previamente e desconfiava que realmente fosse bastante provável que essa estrada de terra já não existisse mais, devido à boa qualidade das imagens. Feitas as devidas considerações, pedalamos por uma excelente estrada de terra que seguia praticamente em linha reta para a cidade de Traíras. Boa colaboração ao projeto, pois se trata de uma estrada de terra principal e muito utilizada pela população da região.
Estrada de terra que ainda não consta no projeto tracksource
Pedalamos 2 KM por essa estrada de terra que nos levava à Traíras. Saímos praticamente dentro da cidade em uma rua pavimentada que incluí no projeto. Seguimos para o Supermercado do Geraldo. Local de várias passagens nossas pela região, o supermercado já é considerado como ponto de apoio sempre que passamos pela cidade, utilizando a RN 315 que liga o distrito de Cana Brava à Traíras. Já com cerca de 35 KM pedalados desde nossa saída de Parnamirim, paramos um pouco na cidade.
Cidade de Traíras - Macaíba/RN
Do Supermercado até a saída da cidade pela RN 315 são 1,5 KM de asfalto. Incluí várias lombadas, cemitério, ginásio de esportes, bares e restaurantes no projeto. Após esse trecho, o asfalto continuava onde hoje ainda é uma estrada de terra no mapa. Cerca de 3 KM de estrada asfaltada nos levava ao lugarejo de Lagoa do Sítio, local que ainda não está presente no projeto.
Estrada asfaltada em Lagoa do Sítio - Macaíba/RN
Na região de Lagoa do Sítio foi onde tivemos a maior quantidade de colaboraçãoes para o projeto. Mapeei uma estrada de terra secundária que passa por uma lagoa, estradas de terra principais, um trecho de aproximadamente 2 KM de estrada asfaltada, próximo a comunidade de Capoeira,  que não existia no mapa, várias lombadas e um pequeno, mais gratificante, trecho de bike.
Estrada de terra - Lagoa do Sítio - Macaíba/RN

Estrada de terra que margeia a lagoa que dá nome ao distrito
Trecho de cerca de 200 metros de bike incluído no projeto.
Satisfeitos com o que havíamos descobertos, resolvemos retornar ao ponto de partida, mas ainda exploraríamos um trecho que tinha visualizado pelo Google Earth. Antes... resolvi verificar a estrada de terra que não dava acesso pela outra extremidade. Como tínhamos dado uma volta, estávamos no outro extremo e resolvemos verificar... Era fato! Não tinha como utilizar mais a estrada, até para bikes e a pé a estrada não oferece boas condições. Logo no início percebemos que a estrada já não era mais utilizada, o que se comprovou com a mata fechando totalmente sua saída.
Estrada de terra que sugerí ser retirada do projeto tracksource.
Depois de saírmos do trecho, após algumas dificuldades com tantos galhos secos, eis que estávamos novamente em boas estradas e seguimos para nosso último trecho a ser mapeado.
De volta à  estrada de terra.
Após 5 KM estávamos onde tinha expectativa de encontrar mais outro trecho para o projeto. Saímos em cima do que tinha planejado e uma excelente estrada de terra nos levava a um trecho de bike que já consta no projeto. Foram 1,2 KM mapeados de uma estrada com boa rolagem e belo visual.
1,2 KM de excelente estrada de terra mapeada para o projeto tracksource
Saímos em cima da trilha de bike constante no mapa. Bom trecho que não conhecia. Nota triste é que cerca de 3 KM após termos entrado na trilha nos deparamos com um lixão público que serve a cidade de Vera Cruz. Triste ver o quanto ainda usamos métodos ultrapassados de como tratamos o lixo. O lugar mudou derrepente, em segundos o que era verde, bonito, de ar puro, transformou-se num local sujo, imundo. Triste realidade!
Entrada da trilha de bike
Estrada de terra após termos passado pelo lixão
Saímos na RN 160 e resolvi mostrar aos que não conheciam um trecho de 6 KM que tinha mapeado em outra oportunidade e que saia em Cana Brava, sem a necessidade de pedalarmos na rodovia. Desse ponto em diante era voltar para Parnamirim. Foi um excelente percurso com várias colaborações ao projeto tracksouce que provavelmente sairão na próxima atualização dos mapas. 
É muito bom poder voltar a pedalar...

Retornando à Parnamirim/RN  (Região de Curral da Junta - Distrito de Macaíba/ RN)
Grande abraço.

Mais fotos na pagína do Amigos do Pedal RN no Facebook. Acesse e confira!



Comentários