Ciclo Viagem Natal - Caicó 2012 (1º dia - Natal a Santa Cruz)

Realizada desde 2009, a Viagem Ciclística de Santana já faz parte da programação da Festa de Santana em Caicó/RN. Há 4 anos, mais e mais ciclistas se reúnem para pedalar cerca de 280 KM por rodovias entre a capital potiguar e a principal cidade da região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. Neste ano, resolvemos participar, mas chegando em Caicó não por rodovias e sim, pedalar a maior parte do percurso por trilhas e estradas de terra. Éramos, até então, seis integrantes: Eu, Sheyla, Daril, Luciano, Cláudio e Décio, na aventura em fazer cerca de 320 KM entre Natal e Caicó em três dias. Juntaram-se a nós, Lino e Paulo, novos companheiros que aceitaram o convite, quando por acaso nos encontramos na saída de Natal na manhã do dia 20 de Julho, no que seria o primeiro dia da viagem entre Natal e a cidade de Santa Cruz.

Saímos logo cedo na manhã do dia 19 de Julho rumo à cidade de Santa Cruz. Com a inclusão de Lino e Paulo, que toparam o desafio de chegar à Caicó em três dias por trilhas e estradas de terra, éramos agora oito ciclistas para os 130 KM entre Natal e Santa Cruz, primeiro dia da ciclo viagem. Cerca de 70% desse percurso foi realizado por trilhas e estradas de terra. 
Seguimos sentido Parnamirim, na grande Natal, para cruzarmos a cidade e chegarmos à Cana Brava, distrito da cidade de Macaíba.
BR 101

RN 460


Programamos a primeira parada na cidade de Traíras, aos 35 KM pedalados. Depois dessa cidade não encontraríamos mais nenhum local de apoio até a cidade de Serra Caiada. 
São 40 Km de estradas de terra  com saída na RN 120, que liga a cidade de Boa Saúde à  cidade de Serra Caiada, localizada no agreste potiguar. Muito verde durante o percurso e chegamos em Serra Caiada por volta das dez e meia da manhã.

trecho entre as cidades de Traíras e Serra Caiada

Ao longe a Serra que dá nome a cidade de Serra Caiada (RN 120)

Parada em Serra Caiada
Seguimos 15 Km para a cidade de Tangará pela BR 226 chegando antes do meio-dia. Paramos para almoçar como programado e resolvemos continuar a ciclo viagem somente após as duas horas da tarde. Há essa altura, faltavam 40KM para chegarmos na cidade de Santa Cruz e não havia necessidade de pedalarmos com sol a pino, afinal, estávamos apenas no primeiro dia do percurso. 
saida da cidade de Serra Caiada

Tangará/RN
Devidamente descansados, iniciamos prontamente a pedalada no horário combinado. Depois de poucos quilômetros na RN 093 chegamos à entrada da estrada de terra que nos levaria até Santa Cruz. 
RN 093
Foram 7 Km de trilhas e estradas de terra do percurso que ainda não conhecia. Uma grata surpresa nos era apresentada. Excelente percurso, com estradas de terra com boa rolagem, muito verde, pequenos açudes, plantações, trilhas estreitas e uma região que vale a pena retornar em futuras explorações para o projeto tracksource.




Ao final deste percurso, estávamos a cerca de 20KM da cidade de Santa Cruz. Uma larga estrada de terra principal caracteriza esse percurso, com subidas e descidas se alternando até que a imagem da estátua de Santa Rita de Cássia começasse a aparecer. Considerada a maior estátua de todo o continente americano e a maior imagem católica de todo o planeta, com 56 metros de altura, realmente vê-la se aproximando aos poucos, durante a pedalada, emociona aos que dela se aproxima.
Da esquerda para a direita: Daril, Sheyla, Ewerton, Décio, Paulo (em amarelo), Cláudio (acima), Lino e Luciano. No detalhe: Placa indicativa da cidade de Santa Cruz




Estátua de Santa Rita de Cassia ao longe


chegando em Santa Cruz


Chegamos à cidade de Santa Cruz por volta das cinco horas da tarde. Foram 130 KM pedalados entre Natal e Santa Cruz neste primeiro dia de viagem. Tudo ocorreu como programado. Fomos direto para a pousada para, na manhã do dia seguinte, iniciarmos o segundo trecho da ciclo viagem Natal a Caicó entre as cidades de Santa Cruz e Acari.
Altimetria percurso entre as cidades de Tangará e Santa Cruz


Comentários

  1. Como já comentei no face do João, cada ano é uma emoção diferente. Todos estão de parabéns por mais uma missão cumprida, onde tivemos contato com a natureza, espirito de companheirismo e fé.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e obrigado Ewerton por participar da IV Viagem Ciclística em Homenagem a Snat'Ana - 2012. Esperamos contar sempre com essa galera maravilhosa.

    João Dantas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ewerton Luciano e toda turma!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todo o grupo que seguiram por trilha. Vocês conseguiram acrescentar mais emoção a viagem.

    Bráulio

    ResponderExcluir
  5. esse grupo eh fera no pedal, parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre perfeitos. Parabéns.

    Abs,

    Nilvan

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de iniciar neste fantástico esporte que é o ciclismo. Vocês aceitam participantes extras? heheh

    ResponderExcluir

Postar um comentário