Levantamento Riachuelo - Bento Fernandes - Cachoeira do Sapo

Saímos para mais um levantamento ao projeto Track Source. Escolhemos a região entre Riachuelo, distante 80 KM da capital potiguar, Bento Fernandes e Cachoeira do Sapo. O ponto de partida foi a cidade de Riachuelo. O objetivo inicial era ligar Riachuelo a Bento Fernandes por estradas de terra para, posteriormente, seguirmos até Jardim de Angicos, retornando pela Serra da Formiga. E assim seguimos...


Saímos de Riachuelo às sete horas da manhã para o que seriam aproximadamente 30 KM entre trilhas e estradas de terra novas ao projeto. Seguimos no sentido de Bento Fernandes por uma estrada que nos levava ao Açude Lagoa Nova, passando pelos lugarejos de Quintururé e Espinheiro. Após 11 KM chegamos à RN 120, que dá acesso à cidade de Bento Fernandes.
Estrada de terra sentido Riachuelo - Bento Fernandes
Açude Lagoa Nova - Riachuelo / RN
Quintururé - Lugarejo próximo à Bento Fernandes / RN
Esse primeiro trecho do mapeamento foi facilitado pela boa qualidade das imagens analisadas previamente no Google Earth. A partir de Bento Fernandes até a estrada de terra entre a cidade de Cachoeira do Sapo e Jardim de Angicos é que o levantamento seria interessante. Primeiro, porque as imagens da região no Google Earth são de péssima qualidade e não permitiram nenhuma análise prévia, segundo, porque não existia nada mapeado no mapa em uma área de aproximadamente quatrocentos quilômetros quadrados. 
Trecho a ser mapeado - Estrada de terra ainda não existente no projeto Track Source
Nosso objetivo era chegar ao ponto Belo Horizonte, para posteriormente seguirmos para a cidade de Jardim de Angicos. De Jardim de Angicos seguiríamos até a cidade de Cachoeira do Sapo. Após 7 KM encontramos uma bifurcação que, à direita, nos levava ao ponto a ser atingido. Pedalados 2 KM chegamos à Serra da Cruz, pequeno lugarejo que leva o nome da Serra em seu entorno. O ponto Belo Horizonte, imaginava eu ser algum lugarejo próximo a Jardim de Angicos, no entanto, não era nenhum povoado e sim o nome de uma fazenda plotada erroneamente no mapa. Porém, essa informação errada nos levou a um local belíssimo, mesmo com a falta de chuvas na região que perdura faz três meses. Mapeamos boas estradas de terra, alguns trechos para veículo 4 X 4 e, finalmente, encontramos no final do percurso a Fazenda Belo Horizonte.
Estrada de terra mapeada próxima à Serra da Cruz
Região de Serra da Cruz
Fazenda Belo Horizonte
A Fazenda Belo Horizonte é daquelas imponentes fazendas do interior nordestino: currais, baias, igreja, várias casas de moradores, vias principais etc. Belo local que encontramos e que de certa forma representa a tradição nordestina das grandes propriedades rurais. Da Fazenda Belo Horizonte até a única estrada de terra mapeada no projeto foram cinco quilômetros. Saímos mais próximos da cidade de Cachoeira do Sapo do que a cidade de  Jardim de Angicos. Assim, resolvemos seguir até Cachoeira para um breve descanso, repor água, recuperar as energias para subirmos a Serra da Formiga.
No detalhe: Cidade de Cachoeira do Sapo / RN
O sol já demonstrava sua força e era chegada a hora de retornarmos ao nosso ponto de partida. Levantamento concluído... agora era subir a Serra da Formiga conforme planejado o percurso de retorno e chegar à sua parte mais alta antes que o sol se transformasse num cruel adversário. Assim fizemos e após um pequeno trecho na BR 304 seguimos 8,5 Km pela estrada de terra que dá acesso ao single track para a Formiga. Chegamos muito próximo ao meio dia no topo da Serra. Era chegada a hora de encontrar um local para descansar e esperar o sol amenizar, para descermos até Riachuelo. Chegamos à casa do Sr. Francisco, velho conhecido desde minhas primeiras incursões na Serra da Formiga. Feitas as devidas saudações, nos estiramos no alpendre de sua casa para um merecido intervalo de uma hora entre a subida ao topo da serra e a descida.
Sigle Track para a Serra da Formiga
Casa do Sr. Franciso - Serra da Formiga, Riachuelo / RN
Faltavam 15 KM para terminamos o percurso. A uma hora da tarde resolvemos descer a Serra pelos trechos de Single Track´s que conhecia, para depois despencarmos até a estrada de terra que liga Riachuelo à cidade de Rui Barbosa. 3,5 KM de descida em estrada de terra nos aguardava. A sensação de liberdade e aventura contagiava a todos ao final do percurso. Lá embaixo só se ouviam os comentários sobre as escapadas, buracos desviados e qualquer coisa que se relacionasse a ter se livrado de algo. Chegamos em Riachuelo às duas horas da tarde com o sentimento de mais um belo percurso e, principalmente, com cerca de 30 KM, dos 68 KM pedalados, de colaborações ao projeto Track Source.
Single Track`s na Serra da Formiga - Riachuelo/RN
Serra da Formiga - Riachuelo/RN
3,5 KM de descida na Serra da Formiga/RN
Estiveram comigo nesse levantamento os amigos Daril, Décio, Luciano, Cláudio e Sheyla. Grato a todos pela companhia e pela confiança em mais uma aventura.
Em verde, trecho mapeado para o projeto Track Source entre as cidades de Riachuelo - Bento Fernandes - Cachoeira do Sapo

Comentários

  1. Outro pedalada pelo interior de RN, deve ter sido perto dos lugars que a gente foi em dezembo. Parabens com mais 30 km pelo projecto Track Source. Parece que a mata 'ta mais verde agora ...

    ResponderExcluir
  2. show de bola, gostei muito e o bom que é proximo de Natal. Valeu weto. cleginaldo Meira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a galera ai dos Amigos do Pedal RN. A dedicação de todos é visível nas fotos. Continuem este projeto. Nós dos Amigos do Pedal da cidade de Belo Jardim PE, só temos que comemorar, afinal nós temos pouco mais de um ano de existência e passamos de 02 ciclistas para 28, sendo 05 mulheres. A além das trilhas iniciais hoje também realizamos pedal noturno. Em outubro realizaremos o nosso primeiro passeio ciclístico. Acompanhem as nossas aventuras e pé na estrada galera.

    ResponderExcluir
  4. Xou de pedal, passando onde nasci(Serra da Formiga)e onde morei até os 7 anos(Cachoeira do Sapo). No próximo me convidem!!!

    evandoa@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo de ver, á minha terra. essa lugar eu conheço.Adoro pedalar nessa trilhas,parabéms!
    Á serra da formiga é conhecida pelas suas condições adversas de trilas,belezas naturais,pessoas sinples, acolhedoras, e hospitaleiras, e possui do alto da serra uma visibilidade empreçionante única no RN. Show de bola rever o meu lugar depois de tanto tempo. Muito bacana á eniciativa de voçês,que Deus os enlumi sempre nessas pedaladas. (Valdenis) Santos.

    ResponderExcluir
  6. I do believe all of the concepts yоu have introduceԁ on
    youг post. They're really convincing and can definitely work. Still, the posts are very quick for beginners. May just you please prolong them a bit from next time? Thanks for the post.

    Also visit my blog jamorama festival

    ResponderExcluir

Postar um comentário