Região de São Tomé - 4 km de Single Tracks

O sol chegou impiedoso ao sertão. Há pouco tempo pedalávamos por lugares de trilhas e estradas de terra com muito verde em nossa volta. Logo ao iniciarmos o percurso, houvíamos o canto incansável das cigarras e do anum preto. O primeiro sinal de que iniciou a seca no sertão era anunciado...

Fomos à região compreendida entre as cidades de Lagoa dos Velhos, São Tomé e Serra Bonita. Éramos cinco: Eu, Décio, Sheyla, Luciano e Nelson. Depois de um levantamento prévio dessa região, resolvi que sairíamos da cidade de Lagoa de Velhos, localizada a cerca de 90 km de Natal. Chegamos por volta das sete horas da manhã ao nosso ponto de partida e logo seguimos.
Já sabia que pedalaríamos aproximadamente 22 km até chegarmos ao primeiro trecho a ser explorado. Durante todo esse percurso, nos chamou atenção como a vegetação mudou tanto em tão pouco tempo. Mesmo no início da manhã, o sol já dava seu recado que tinha vindo para ficar.
22km de estradas de terra
A única estrada de terra já mapeada para o projeto Track Source nesse sentido nos levava à RN 203. O objetivo era encontrar um percurso que nos fizesse chegar à cidade de São Tomé apenas por estradas de terra. Logo encontramos quase 6 km de uma boa estrada que ainda não consta no projeto. Larga, com bom piso e, apesar da vegetação seca, com um belo visual das serras de Cerro Corá e Bodó à nossa frente.

Conseguimos e logo estávamos em São Tomé. Chegamos por volta das dez horas. Parada para um breve descanso, repor água e energia para retornarmos em busca do segundo trecho que, se desse certo, seria uma incrível descoberta.
Pórtico na entrada da cidade de São Tomé/RN
Foram 4 km de estradas de terra até a entrada do local a ser explorado. Após 1,5 km estávamos muito próximos do que eu tinha levantado anteriormente. Sabia que estava perto da entrada da trilha, mas a ajuda do amigo Eriberto, morador local, foi fundamental para a descoberta. Prontamente nos levou até a entrada da trilha que passava por cima da parede do açude, e ali, iniciava a nossa maior descoberta do dia...



Apesar da vegetação muito seca e do sol intenso, foram sensacionais 4 km de muito single tracks. Aos que moram em Natal, para efeito de comparação, pedalamos 1 km a mais do que toda a extensão da Av. Eng. Roberto Freire. Reconheço que sem o auxílio do GPS e do mapeamento prévio do local, seria praticamente impossível encontrar sem erros a outra estrada de terra conforme planejado.
Serra da Tapuia (Sitio Novo/RN) ao longe.


A quantidade de bifurcações, desvios e opções de entrar à direita, à esquerda ou seguir em frente era enorme. Tudo deu certo e a felicidade estava estampada nos rostos de cada um, e a promessa de voltar ao cair as primeiras chuvas foi firmada.
Achado o percurso, fomos em busca das Serras. Já se aproximava do meio dia e a temperatura em cima da serra é conhecidamente mais amena. Partimos para a região do Sítio Carrapateira, encravado entre a Serra Bonita e a do Tigre. Da parte baixo do sítio, subimos, subimos, subimos....1,5 km acima e, apesar da pouca extensão, a trilha impõe respeito. Com inclinação média de 10,5% e máxima de 21,3%, seu percurso sinuoso dificulta muito a subida. Só consegui tirar uma foto do início da trilha e nada mais. Só a lembrança da subida e a vontade de retornar ao local ficaram guardados na memória.

Sítio Carrapateira - Zona Rural de São Tomé/RN
Já em cima da serra, partimos para Serra Bonita e Serra da Tapuia, de onde retornaríamos para Logoa de Velhos. A região da Serra Bonita ainda não conhecia. Ótimo local para pedalar e, naquelas condições climáticas, nada melhor do que está lá por cima. Pedalamos 13 km até chegarmos à Serra da Tapuia.
Subida final do single track - Sítio Carrapateira

Serra Bonita - Sítio Novo/RN

Serra da Tapúia - Sítio Novo/RN
Foram 6 km ladeira abaixo da Serra da Tapuia até retornarmos à parte baixa da região. Ao todo, são 19 km de estradas de terra até a cidade de Lagoa de Velhos pelo percurso escolhido para a volta. Chegamos ao entardecer. Colocamos as bicicletas em nossos carros, comentamos sobre as descobertas e da linda trilha que fizemos e refletimos....O sol chegou ao sertão!
AGRADECIMENTOS:
Drogaria Santa Fé - Suplementos e Vitaminas



Comentários

  1. ESSA PEDALADA PELO QUE LI E VI FOI DAS MELHORES....
    SUCESSO PESSOAL!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um mapeamento sensacional dos Amigos do Pedal! Vocês sempre inspirando Da Lama ao caos a conhecer mais o nosso sertão!
    Parabéns Ewerton e toda a galera!

    ResponderExcluir

Postar um comentário