Viagem Natal - Santa Cruz (O retorno!)

Apesar de estarmos em pleno domingo de carnaval, dormimos bem e no horário combinado estávamos todos de pé. O dia prometia ser de muito sol. Antes do café da manhã, precisávamos definir o que seria feito da nossa ciclo viagem. O previsto era seguirmos em frente até a cidade de Currais Novos, passando por Campo Redondo e Povoado Cruz. 
Seriam mais 65 KM de trilhas, com 15 KM de trilhas novas feitas através de um levantamento prévio do percurso.
As notícias trazidas de Campo Redondo nos dava a impressão de que teríamos mais um dia de lama e de mutucas por perto. Choveu durante a noite e a situação da Serra, certamente, não seria diferente do que tínhamos encontrado no dia anterior.
Sugeri que fôssemos adiante mais 25 KM até Campo Redondo para avaliarmos o percurso. Dando certo, mais 25 KM até Povoado Cruz e, finalmente, 15 KM até Currais Novos. Depois de uma rápida avaliação da parte topográfica que nos aguardava e das lembranças do que passamos no dia anterior, resolvemos, de comum acordo, que iríamos retornar para Natal, e assim fizemos.
Santa Cruz/RN
Após saírmos do Hotel Brasa fomos direto para o posto de combustível calibrar os pneus. Afinal, ao contrário do dia anterior, pedalaríamos mais por asfalto do que por terra e escolhemos ir até a cidade de Bom Jesus pela BR 226, distante 65 KM de Santa Cruz.
Saímos às oito horas e quinze minutos da manhã com destino a Natal.
Apesar de ser domingo de carnaval, a BR 226 praticamente estava sem movimento de veículos. A maioria das pessoas que buscaram passar o carnaval no interior do estado já tinha se deslocado durante a sexta-feira e/ou no sábado. Portanto, era somente controlar o tempo e seguir na estrada.
BR 226
Paramos rapidamente em Tangará e Serra Caiada. Nessas duas cidades nos limitamos a  consumir  água de coco, um picolé....coisas rápidas que não comprometessem nossa viagem.




A intenção era que com o sol a pino pudéssemos dar uma parada estratégica e renovadora. 
De Santa Cruz para Tangará são 28 KM e até Serra Caiada, 44 KM pela BR 226.
Chegamos ao meio-dia na cidade de Bom Jesus. Paramos no posto de combustível e, como programado, fizemos nossa parada "estratégica". O percurso escolhido era 7 Km menor do que o da ida a Santa Cruz e a essa altura já tìnhamos pedalado 65 Km. Portanto, tínhamos a tarde inteira para pedalar os 48 Km restantes.
Resolvemos então nos prestigiar: almoço com direito a carne de sol com macaxeira, feijão, arroz, cerveja preta, refrigerante e ainda um luxo: descanso de 20 minutos antes de partirmos para o percurso final!
Restaurante em Bom Jesus/RN
Partimos às treze horas com destino a cidade de Traíras. Até que enfim o asfalto ficou para trás.
Entre Bom Jesus e Traíras passamos pelo Sítio Capoeiras, uma das comunidades quilombolas no estado do RN e que fica a 7 Km de Bom Jesus, por uma excelente estrada de terra larga e rodeada por uma bonita vegetação. 
Ainda há muito o que mapear nessa região para o projeto Track Source e certamente retornarei à cidade de Traíras para fazer um levantamento.


De Bom Jesus até Natal os trechos alternavam em estradas de terra e asfalto. De Bom Jesus para Traíras são 13 Km de Terra. De Traíras até Cana Brava vão 10 Km de uma boa estrada de asfalto e com pouca movimentação de veículos. De Cana Brava até Parnamirim são 12 Km de uma excelente estrada de terra, passando por Curral da Junta e Curralinho, e de Parnamirim para o posto Emaús, 15 KM boa parte pela BR 101.
Chegamos ao posto por volta das dezesseis horas, satisfeitos pelo objetivo cumprido e recompensados pelos momentos que passamos durante esses dois dias de viagem.
Foram no total 233 KM de uma excelente ciclo viagem e que recomendo a todos que gostam da aventura em pedalar sobre duas rodas.

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns a todos pelo pedal. É gratificante voltarmos para a nossa casa com a sensação do dever cumprido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário