Viagem Natal - Santa Cruz (1º dia)

Amigos do pedal, após um período sem postagens, retornamos!!! Desta vez com uma ciclo viagem no período do Carnaval. 
O destino escolhido foi pedalar entre Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Santa Cruz  situada a 115 KM de Natal pela BR 226. 
A cidade de Santa Cruz é conhecida também pelo Alto de Santa Rita de Cássia, considerada a maior estátua do país. O povoado foi mudando de nome com o passar dos anos. Depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e por último, para Santa Cruz. 
Saímos às seis horas da manhã do posto Emaús na BR 101. Partimos para o que seria uma viagem predominantemente por trilhas, 80 % do percurso foi planejado para ser em estradas de terra e single´s track´s.

Seguimos pela BR 101 para Parnamirim em direção a estrada de terra que passa entre Curralinho e Curral da Junta no sentido do lugarejo de Cana Brava. Um estradão de terra ótimo nos aguardava, com excelente rolagem e com aspecto de que máquinas tinha nivelado a estrada.


Por ser a primeira vez que utilizávamos este percurso para ir a cidade de Santa Cruz, fizemos apenas uma parada "técnica" em Traíras para verificar a pressão dos pneus e alguns ajustes, afinal, deste ponto em diante somente terra e single´s track´s nos aguardavam.


Da cidade de Traíras já tinhamos feito um levantamento visando esta viagem, já postado aqui no blog. Seguimos por uma excelente estrada de terra até o Sítio Porteira. A partir deste ponto, estávamos pedalando por trilhas que eu tinha mapeado por via GPS.

A época do levantamento da região, as estradas de terra estavam boas para pedalar, apesar de um pouco de areia solta  não ter dificultado o pedal. Com as chuvas que vem caindo na região desde Dezembro, achei que o terreno estaria mais compactado, facilitando ainda mais a pedalada do que na época do levantamento. O que nos surpreendeu é que era justamente o contrário. Em alguns pontos tivemos que pedalar por trechos de areia solta e molhada, mas, foram poucos locais, o que não comprometeu o que tínhamos planejado.



Após 75 KM chegamos a cidade de Serra Caiada. Era a primeira parada programada da viagem para repor as energias e seguirmos em frente. Paramos no posto de combustível na entrada da cidade. Encontramos um casal que seguia pelo asfalto para o mesmo destino pela BR 226. Resolvi no planejamento da viagem fazer o restante do percurso entre Serra Caiada e Santa Cruz por navegação do GPS. Deste ponto em diante o foco era no relógio para não corrermos o risco de chegar a noite.


Saímos de Serra Caiada no sentido do Assentamento 3 Corações e Assentamento Freitas. Entre esse percurso tivemos o único furo de pneu da viagem. Foi um trecho de 16 Km de trilhas boas para pedalar. Pedalamos por uma estrada de terra que acompanha a linha de alta tensão de energia. Um bom visual nos acompanhou durante o percurso.



Ao final desse trecho chegamos ao que seria o melhor percurso da viagem. Pedalamos por um belíssimo trecho de 5 KM de estrada de piçarro, plantações, single´s track´s, muito verde em volta e muita, mais muita, muita... MUTUCA. Ao final desse percurso todos foram unânimes em dizer que se não foi a maior "surra" de mutuca da vida, com certeza foi uma das maiores. Somente consegui tirar duas fotos: uma na entrada da trilha e outra em um ponto de vegetação aberta no percurso. Depois disso foi somente muita picada de mutuca e não deu para ver mais nada! Os colchetes e porteiras... ficaram abertos, ninguém teve coragem de ficar para fechar.



...depois da "surra" das mutucas!
Partimos para o que seria os 22 Km restantes da viagem, após cruzarmos a estrada de asfalto que liga Tangará a Sítio Novo. Seria o percurso mais "tranquilo" da viagem. Apenas estradões de terra e algumas subidas para logo após descermos para a cidade de Santa Cruz. Seguimos no sentido dos Assentamentos Baixio do Roçado e Arapuru. No percurso uma pausa em um Umbuzeiro para saborearmos a fruta típica do sertão. Estávamos próximo a Santa Cruz e em breve a estátua de Santa Rita de Cássia seria vista.

Ia tudo muito bem, até o momento somente as mutucas não tinham sido previstas. Ao menos naquela quantidade e eficiência de picadas. O tempo nublado nos dava sombra e o refresco do sol. Mas, tudo tem seu preço! Pedalar naquele clima agradável nos reservou um trecho de 13 Km de muita lama. Todo esse percurso se caracterizou por um piso enlameado, pegajoso e escorregadio. Nas descidas, controlar a bike para não escorregar! Nas subidas, haja força para superar o pneu deslizando....



Enfim, chegamos a cidade de Santa Cruz por volta das quatro horas da tarde. Hora para um pastelzinho na lanchonete de D. Tetê. Lanchamos e seguimos para o Hotel do Brasa, local para nosso descanso e principalmente, lavar as bikes!


Foram no total 120 Km de muita aventura,  com boas companhias, diversão e satisfação em ter realizado mais uma ciclo viagem!

Comentários

  1. MAIS UMA AVENTURA FANTÁSTICA!!! NA PRÓXIMA AVENTURA NÃO PODE FALTAR UM REPELENTE NO KIT...POR QUE AS MUTUCAS DERAM TRABALHO DESSA VEZ. PARABÉNS PELA BOA DESCRIÇÃO E MAPEAMENTO DA REGIÃO.

    ResponderExcluir
  2. Contato com a natureza e cuidando da saúde física e mental, bela maneira de curtir o carnaval. Parabéns a todos pelo pedal.

    ResponderExcluir
  3. Viagem muito bonita. Caro Ewerton de mutuca tenho medo até do nome quanto mais das picadas. Nesse período com a pegada do inverno aparecem essas safadinhas...Do mais estão todos de parabéns. Quando passar esse tempo tou dentro de uma nova aventura. Forte Abraço.

    João Dantas - Ciclista de sant'Ana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário