segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Catu - Terra de Potiguares e Cariris

A região de Catu está localizada no município de Goianinha, situada ao Sul da costa potiguar. A origem da comunidade Catu remonta ao período colonial, época marcada pela grande expansão das missões jesuíticas por todo o território nacional.
Saímos de Goianinha, localizada a 50 Km de Natal pela BR 101, rumo a Vila Flor. Éramos cinco: Eu, Ricardo, Sheyla, Luciano e Daril. 
No percurso fomos em direção a uma trilha de mata fechada que há muito tempo eu não passava. Foram 3 Km de um trecho já bastante fechado pela vegetação. Ná época em que fazia o percurso com Gustavo o trecho era todo pedalável, o que não foi possível devido à grande quantidade de galhos e troncos de árvores caídos sobre o percurso da trilha. Resolvemos encarar o desafio lançado por Daril. No início fiquei meio reticente, mas valeu muito a pena... Um belíssimo trecho, mesmo tendo que empurrar a bicicleta em alguns momentos, a parte pedalável era magnífica.
Após a conclusão desse primeiro trecho, fomos em direção a Catu. Até lá, pedalamos por estradões de terra entre os canaviais. Passamos entre os caminhões da usina de cana de açúcar em pleno processo de carregamento para o transporte da cana.