domingo, 22 de agosto de 2010

Mata do Baxio - Uma grata surpresa.

É natural que quando pensamos em pedalar em trechos de matas fechadas venha à nossa mente ter que nos afastar dos centros urbanos. Com o processo de urbanização, os poucos locais de Mata Atlântica no entorno das cidades foram desaparecendo e se tornando cada vez mais raros. Em Natal, esse processo não foi diferente. Contudo, morar em Natal tem privilégios, não é apenas de praias e clima ameno, entre muitos outros, mas, também de poder pedalar de Mountain Bike em um trecho de Mata Atlântica a 14 Km do centro de Parnamirim. Localizada no Povoado Mendes está a Mata do Baxio.


Depois de alguns poucos minutos pedalando por estradas de terra chega-se à mata . No percurso passamos sobre um pequeno trecho de um rio e por estradas que cortam plantações e coqueirais. Um visual maravilhoso para todos que gostam do contato com a natureza e do Mountain Bike. Após passar por esse percurso, chegamos! São cerca de 600 metros dentro de uma Mata Atlântica preservada e uma grande sensação de euforia e satisfação em poder estar nesse lugar, em ter a oportunidade de sair de um sol escaldante e entrar em uma mata maravilhosa, lhe proporcionando um belo visual.

Coqueirais ao fundo


Enfim, aos que já conhecem, vale a pena mudar a rota e transformar a passagem pela mata, em passagem obrigatória, seja na ida ou na volta de um treino em trilhas. Aos que não conhecem, vale a pena o passeio e comprovar essa grata surpresa tão próxima a Natal. Vale lembrar sempre do cuidado que devemos ter com a natureza e com sua preservação.


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ladeira do Rolamento (9,4 Km de Single Track`s)

A Laderia do Rolamento fica localizada entre o município de Japi/RN e o município de Araruna no estado da Paraíba. Durante o percurso passamos por diversos assentamentos rurais. Esse trecho fica em uma região montanhosa e muito acidentada, são percorridos 9,4 Km, no primeiro trecho, e 4 Km no segundo, de puro Single Track. Ao todo são cerca de 13 Km de trilhas muito técnicas e grau de dificuldade considerável. Talvez, seja o maior percurso já realizado por nós nessas características de terreno.
Nesse dia percorremos aproximadamente 82 Km, nada de asfalto ou qualquer outro piso que não fosse terra. Queríamos mesmo era "sofrer" na montanha. Saímos de Natal às 05 horas da manhã. Lá, no nosso destino, encontrava-se Gustavo. Já tinha ido no dia anterior. Éramos cinco: Ewerton, Gustavo, Luciano, Sheyla e Gil, esse, morador de Japi e conhecedor dos "desvios" na região. Neste caso, especificamente, a Laderia do Rolamento, Gustavo e Gil tinham feito o percurso à pé anteriormente. Nós tivemos o prazer e a felicidade de fazê-lo de bike pela primeira vez. Fomos os pioneiros com duas rodas. Certamente voltaremos a desfrutar dessa região outras vezes. Quem for verá!





terça-feira, 17 de agosto de 2010

Viagem Natal - Caicó (280KM)

Foram 280 KM entre Natal e Caicó percorridos em dois dias - 24 e 25 de Julho. Para alguns, 220 Km entre Natal e Acari no primeiro dia, para outros, 180 Km até Currais Novos. No segundo dia, foram 65 Km para os que saíram de Acari e 100 Km para os que optaram em sair de Currais Novos. Foi uma viagem até certo ponto "tranquila" em se tratando de todo o percurso ter sido realizado por asfalto e em rodovias que cortam nosso Estado. O objetivo era chegar a Caicó e todos alcançaram sua meta, sua realização. Chegamos ao Iate Clube de Caicó, a beira do Açude Itans. Clima quente dentro e fora do local. Dentro, uma confraternização mútua de realização e de mais uma viagem concluída. Fora, quarenta graus talvez! Essa foi a segunda Viagem Ciclística entre Natal-Caicó. A primeira com 18 participantes, essa, com mais de cinquenta. A próxima será ainda melhor! Que venha Julho de 2011.
Confraternização no Iate Clube - Caicó/RN

Trecho Acari - Caicó

Igreja Matriz de Acari/RN

Homem da Cobra e Mulher da Cobra de passagem pelo "rio da família".

Próximos da chegada!

Açude Itans visto do Iate Clube em Caicó/RN